Tudo bem com vocês??
A nossa querida Dani me pediu para que eu ficasse
encarregada de fazer esta aula e eu concordei.
Confesso que eu estou bem nervosa porque eu nunca, nunquinha
mesmo, dei aula de algo.
Então, peço desculpas de antemão caso a aula não fique do
agrado de vocês, caso haja algum erro e etc.
E peço desculpas também pela falta de áudio. Mas, pelo
menos, tem legenda asashauhuhau
Enfim...
O assunto dessa aula é sobre os Modos de Mesclagem do PhotoShop.
Primeiramente, eu começarei com a parte teórica, onde irei
falar sobre cada uma das opções e, depois, vocês poderão colocar em prática
enquanto assistem à vídeo-aula.
O meu PhotoShop é na versão em inglês, mas não muda
praticamente nada para quem tem a versão português. O caminho é o mesmo.
Se não quiserem, não precisam ler tudo porque eu sei que isso ta ENORME. É só para vocês terem uma noção do que cada Modo faz.
Se não quiserem, não precisam ler tudo porque eu sei que isso ta ENORME. É só para vocês terem uma noção do que cada Modo faz.
Let’s Go!!!
O modo de
mesclagem de uma camada determina como seus pixels são mesclados com pixels
subjacentes da imagem. É possível criar diversos efeitos especiais, usando os
modos de mesclagem.
São dezenas de
modos de mesclagem, e quando bem utilizados, conseguimos efeitos bastante
interessantes, criando sobreposições de elementos, luminosidades, camadas
coloridas e texturas, e muito mais.
Normal
É o modo padrão. Os
pixels são preenchidos normalmente, ou seja, a cor resultante será a que foi usada
para preenchê-lo. Alterações só serão vistas na imagem através de outros
métodos, como mudança da opacidade, por exemplo.
Dissolve (Dissolver)
Dissolve (Dissolver)
Edita
ou pinta cada pixel para transformá-lo na cor resultante. Entretanto, a cor
resultante é uma substituição aleatória dos pixels pela cor de base ou de
mesclagem, dependendo da opacidade na localização de qualquer pixel.
O efeito da Dissolve não é visto em imagens opacas, sendo
melhor usado em transparências.
Escurecer
(Darken)
Examina
as informações de cor em cada canal e seleciona a cor de base ou de mesclagem
(a que for mais escura) como cor resultante. Os pixels mais claros que a cor de
mesclagem são substituídos e os mais escuros não são alterados.
Revela as partes mais escuras de uma camada sobre a outra, criando
uma mesclagem. Mesmo quando usamos duas imagens claras, a tendência é tornar a
mescla resultante mais escura.
Multiplicar
(Multiply)
Examina
as informações de cor em cada canal e multiplica a cor de base pela de
mesclagem. A cor resultante é sempre mais escura. Multiplicar qualquer cor por
preto produz preto. Multiplicar qualquer cor por branco deixa a cor inalterada.
Ao pintar com uma cor que não seja preto ou branco, as pinceladas sucessivas de
uma ferramenta de pintura produzem cores progressivamente mais escuras. O
efeito é semelhante ao de desenhar na imagem com várias canetas marcadoras.
Multiply resulta sempre em imagens
bastante mais escuras que as originais, muito interessante para obter diversos
efeitos em manipulações e criação de texturas. O resultado é ainda mais escuro
do que a mesclagem Darken.
Superexposição
de cor (Color burn)
Examina
as informações de cor em cada canal e escurece a cor de base para refletir a
cor de mesclagem, aumentando o contraste. A mesclagem com o branco não produz
alterações.
O contraste da imagem base (Camada 1) fica bem maior, calculado
pela cor da imagem mesclada.
Superexposição
Linear (Linear burn)
Examina
as informações de cor em cada canal e escurece a cor de base para refletir a
cor de mesclagem, diminuindo o brilho. A mesclagem com o branco não produz
alterações.
Com o mesmo tipo de cálculo do modo Superexposição de cor, mas em vez de aumentar o
contraste, reduz o brilho da base.
Cor Mais
Escura (Darker color)
Compara
o total de todos os valores de canal para a cor de base e de mesclagem e exibe
a cor de valor mais baixo. A Cor mais escura não
produz uma terceira cor, que pode resultar da mesclagem Escurecer, porque ela
escolhe os menores valores de canal da cor de base e de mesclagem para criar a
cor resultante.
Similar ao anterior, mas atuando sobre as áreas mais escuras.
Clarear
(Lighten)
Examina
as informações de cor em cada canal e seleciona a cor de base ou de mesclagem
(a que for mais clara) como cor resultante. Os pixels mais escuros que a cor de
mesclagem são substituídos e os mais claros não são alterados.
Depois de comparar as camadas, os pontos mais claros da camada de
mesclagem são destacados sobre os mais escuros da base, que mantém seus pontos
mais claros intactos.
Tela
(Screen)
Examina
as informações de cor em cada canal e multiplica o inverso das cores de
mesclagem e de base. A cor resultante é sempre mais clara. Reticulado com preto
deixa a cor inalterada. Reticulado com branco produz branco. O efeito é
semelhante a projetar vários slides fotográficos, um sobre o outro.
Essa mesclagem é a mais indicada para conseguir sobrepor camadas
com luminosidades sobre outras mais escuras, sendo perfeita para criação de
efeitos de iluminação.
Subexposição
de cor (Color dodge)
Examina
as informações de cor em cada canal e clareia a cor de base para refletir a cor
de mesclagem, diminuindo o contraste. A mesclagem com o preto não produz
alterações.
Torna a cor da imagem resultante mais vibrante nos pontos em que a
camada de mesclagem é mais clara.
Subexposição
Linear (Adicionar) (Linear Dodge (Add))
Examina
as informações de cor em cada canal e clareia a cor de base para refletir a cor
de mesclagem, aumentando o brilho. A mesclagem com o preto não produz
alterações.
Resultado similar ao modo Screen, em que o brilho da
mesclagem aparece sobre a imagem
da base.
Cor Mais
Clara (Lighter color)
Compara
o total de todos os valores de canal para a cor de base e de mesclagem e exibe
a cor de valor mais alto. A Cor Mais Clara não produz uma terceira cor, que
pode resultar da mesclagem Clarear, porque ela escolhe os maiores valores de
canal da cor de base e de mesclagem para criar a cor resultante.
Todos os pontos em que a cor da mesclagem é mais alta que na base,
ela aparece mesclada.
Sobrepor
(Overlay)
Multiplica
ou reticula as cores, dependendo da cor de base. Padrões ou cores se sobrepõem
aos pixels existentes, preservando os realces e as sombras da cor de base. A
cor de base não é substituída e sim misturada com a cor de mesclagem, para
refletir a luminosidade ou a sombra da cor original.
Overlay é um dos melhores métodos de
mesclagem para obter misturas escuras.
Luz suave
(Soft light)
Escurece
ou clareia as cores, dependendo da cor de mesclagem. O efeito é semelhante ao
de iluminar a imagem com uma luz de spot difusa. Se a cor de mesclagem (fonte
de luz) for mais clara que 50% de cinza, a imagem ficará mais clara, como se
estivesse subexposta. Se a cor de mesclagem for mais escura do que 50% de
cinza, a imagem ficará mais escura, como se superexposta. Pintar com preto ou
branco puro produz uma área visivelmente mais escura ou mais clara, mas não
resulta em preto ou branco puro.
Ou seja: escurece ou clareia a imagem da base, de acordo com a
luminosidade na cor da imagem mesclada, usando cálculos de subexposição e
superexposição. Resulta em imagens iluminadas, ideal para mesclagens bem
suaves.
Luz intensa
(Hard light)
Multiplica
ou reticula as cores, dependendo da cor de mesclagem. O efeito é semelhante ao
de iluminar a imagem com uma luz de spot direta. Se a cor de mesclagem (fonte
de luz) for mais clara que 50% de cinza, a imagem ficará mais clara, como se estivesse
reticulada. Isso é útil para adicionar realces à imagem. Se a cor de mesclagem
for mais escura que 50% de cinza, a imagem será escurecida, como se tivesse
sido multiplicada. Isso é importante ao adicionar sombras a uma imagem. Pintar
com preto ou branco puro resulta em preto ou branco puro.
Similar ao anterior, mas usando cálculos de multiplicação e
reticulação. Resulta em imagens escuras e intensas.
Luz
brilhante (Vivid light)
Superexpõe
ou subexpõe as cores, aumentando ou diminuindo o contraste, dependendo da cor
de mesclagem. Se a cor de mesclagem (fonte de luz) for mais clara que 50% de
cinza, a imagem será clareada pela diminuição do contraste. Se a cor de
mesclagem for mais escura que 50% de cinza, a imagem será escurecida pelo
aumento do contraste.
Luz linear
(Linear light)
Superexpõe
ou subexpõe as cores, aumentando ou diminuindo o brilho, dependendo da cor de
mesclagem. Se a cor de mesclagem (fonte de luz) for mais clara que 50% de
cinza, a imagem será clareada pelo aumento de brilho. Se a cor de mesclagem for
mais escura que 50% de cinza, a imagem será escurecida pela diminuição de
brilho.
Luz do pino
(Pin light)
Substitui
as cores, dependendo da cor de mesclagem. Se a cor de mesclagem (fonte de luz)
for mais clara que 50% de cinza, os pixels mais escuros que a cor de mesclagem
serão substituídos e os mais claros não serão alterados. Se a cor de mesclagem
for mais escura que 50% de cinza, os pixels mais claros que a cor de mesclagem
serão substituídos e os mais escuros não serão alterados. Isso é importante ao
adicionar efeitos especiais a uma imagem.
Mesclagem interessante para criar efeitos de sobreposição de
cores, com suavidade.
Mistura
sólida (Hard mix)
Adiciona
os valores de canal vermelho, verde e azul da cor de mesclagem aos valores RGB
da cor de base. Se a soma resultante de um canal for 255 ou mais, ele receberá
um valor de 255; se for menos de 255, o valor será 0. Portanto, todos os pixels
mesclados possuem valores de canal vermelho, verde e azul de 0 ou 255. Isso
muda todos os pixels para cores primárias: vermelho, verde, azul, ciano,
amarelo, magenta, branco ou preto.
Para efeitos muito específicos, já que torna toda a imagem
resultante em apenas cores sólidas, numa aparência similar ao ajustes de Threshold,
mas colorido (se as imagens tiverem cor).
Diferença
(Difference)
Examina
as informações de cor em cada canal e subtrai a cor de mesclagem da cor de base
ou a cor de base da cor de mesclagem, dependendo de qual tiver brilho maior. A
mesclagem com branco inverte os valores da cor de base; a mesclagem com preto
não produz alterações.
Geralmente, resulta em imagens com cores invertidas. Pode dar bons
efeitos, dependendo das imagens usadas.
Exclusão
(Exclusion)
Cria
um efeito semelhante ao do modo Diferença, mas com menor contraste. A mesclagem
com o branco inverte os valores da cor de base. A mesclagem com o preto não
produz alterações.
BEM MENOS contraste que o
modo Difference.
Matiz (Hue)
Cria
uma cor resultante com a luminosidade e a saturação da cor de base e com o
matiz da cor de mesclagem.
Saturação
(Saturation)
Cria
uma cor resultante com a luminosidade e o matiz da cor de base e com a
saturação da cor de mesclagem. Pintar com esse modo em uma área com saturação
zero (cinza) não produz nenhuma alteração.
Cor (Color)
Cria uma cor resultante com a luminosidade da cor de base e com o
matiz e a saturação da cor de mesclagem. Isso preserva os níveis de cinza na
imagem e é útil para colorir imagens monocromáticas e pintar imagens coloridas.
Luminosidade
(Luminosity)
Cria
uma cor resultante com o matiz e a saturação da cor de base e com a
luminosidade da cor de mesclagem. Este modo cria o efeito inverso do modo de
Cor.
No exemplo da vídeo-aula, como a imagem da mesclagem é bem escura,
ela aparece mais.
Terminamos a parte teórica! E, agora, vem a prática.
Nesse vídeo-aula está os exemplos de cada um dos modos de
mesclagem citados anteriormente e, também, dois exemplos de como usá-los em um
Design Simples. Assistam e, caso tenham alguma dúvida, podem me perguntar por e-mail (welene.horan@gmail.com) ou pela ASK que eu farei o possível para explicar direitinho para vocês.
TAREFA
Bom, a tarefa de vocês vai ser bem simples.
Dentre os pedidos abaixo, vocês terão que escolher 2 e cada DS deve conter, no mínimo, 3 casos onde vocês
deverão usar os Modos de Mesclagem.
Primeiro DS: Romântico | Divertido
Tamanho: 500x350 ou 512x800
Título: Arranged Marriage
Frase: O amor e o ódio são faces da mesma moeda
Autora: Welene Lorraine
Atores: Niall Horan e Amanda Seyfried
Obs.: Abuse nas texturas. Use cores claras (rosa, lilás...). Utilize imagens relacionadas a casamento (alianças, buquê, vestido de noiva...)
Resumo: Ashley Cooper é uma garota comum com sonhos comuns. Mas as coisas começam a mudar quando seus pais lhes dão a notícia de que já está na hora de Ashley começar a seguir as tradições de sua família.
Ela deveria casar-se com quem eles escolhessem e, com ou sem escolha, ela simplesmente aceitou essa situação. Sem se opor, sem lutar. Logo, não pode-se dizer que o seu noivo ser a pessoa que ela mais odeia é mero azar. Ela também fez parte dessa escolha. A diferença é que Ashley decidiu mudar esse casamento, que prometia ser desastroso, mesmo que Niall não cooperasse com isso. E, nessa passada trivial do dia para a noite, da noite para o dia, eles mesmos aprendem que o amor e o ódio são faces da mesma moeda.
Segundo DS: Dark | Misterioso | Sexy
Tamanho: 500x350 ou 512x800
Título: Meu nome é Jones! Stacy Jones!
Autora: Welene Lorraine
Atores: Candice Swanepoel
Obs.: Utilize formas (como no exemplo 1). Cores Preto e
Vermelho. Utilize, também, imagens de armas e/ou algemas.
Resumo: Sendo um ótimo policial, Niall logo é chamado para fazer parte da equipe que está à procura de um terrível assassino em série que assusta à todos na cidade. Tudo estava correndo perfeitamente bem, até que uma garota desconhecida entra para a mesma equipe. Talvez ela pudesse ajudá-los a desvendar os crimes. Ou talvez ela fosse o motivo de os crimes estarem acontecendo.
Niall sabia que seu chefe nunca iria colocar qualquer uma no caso, principalmente uma garota desconhecida e sem experiência.
Inconformado com a atitude do chefe, ele resolve investigar a garota que é apenas uma estagiária. Descobertas virão à tona. Será que ele está preparado? Será que Lindsey é, realmente, quem diz ser?
Terceiro DS: Divertido | Romântico
Tamanho: 600x400 ou 512x800
Título: Ela é o cara
Frase: Até as que usam tênis merecem ser feliz.
Autora: Welene Lorraine
Atores: Cara Delevingne e Niall Horan
Obs.: Fotos da Cara onde ela esteja "Masculina". As cores fica a seu critério. Incremente imagens de skates e/ou pichação.
Resumo: Niall acaba de se mudar para a Califórnia. O fato de ele ser um garoto encrenqueiro contribuiu muito para esse acontecimento. E, acostumar-se a morar numa casa nova, ter uma vida nova, será uma tarefa bem complicada.
Ou nem tanto.
Jackie Jhonson, ou JJ para os mais íntimos, é uma garota que foge do padrão imposto pela sociedade.
Talvez seja o fato de ela vestir-se como um garoto, ou ser a melhor skatista que Niall conheceu. Ele não fazia ideia.
A única coisa que ele realmente sabia era que, quando se tratava de fazer alguém como ele se apaixonar... Ela é o cara.
Quarto DS: Romântico | Sexy
Tamanho: 600x400 ou 512x800
Título: Refém da Paixão
Frase: O pior de tudo não foi perdê-lo. Foi me perder.
Autora: Welene Lorraine
Atores: Harry Styles e Barbara Palvin
Obs.: Combine as cores preto e vermelho ou preto e azul. Utilize shapes e enfeites, como polaroide.
Resumo: Dono de misteriosos olhos verdes e uma arrogância fora do comum, Harry Styles é a essência perfeita do tipo de pessoa que todos devem manter distância, mas isso não foi suficiente para que uma atração surgisse em Megan Hastings, uma mera estudante que se deixou cair nos encantos, ainda que hostis, do rapaz. Nem de longe, Megan poderia imaginar que sua recém paixão se tornaria seu pior problema. Os atraentes olhos verdes se tornaram obscuros e o jovem rude passou a manter a garota em cativeiro. O motivo? Só ele sabe. Mas ela não medirá esforços para descobrir, ao mesmo tempo que lutará para que seus sentimentos para o rapaz não evoluam ainda mais.
Gostaria que vocês fizessem, pelo menos, um dos Designs utilizando o tamanho para Wattpad (512x800). Sei que editar utilizando esse tamanho pode ser uma tarefa um pouco complicada, eu mesma tenho sérios problemas com isso.
Irei considerar bastante quem fizer utilizando esse tamanho, o que pode influenciar na nota de vocês. Mas isso é só uma sugestão. Se não quiserem, podem fazer utilizando o outro tamanho informado.
Salve tudo em PSD e mande pelo meu e-mail com o assunto Curso PD – Tarefas, assim fica mais fácil avaliar se vocês souberam utilizar os Modos de Mesclagem. Não se esqueçam de informar o seu número de inscrição e nome.
Mais uma coisinha: Como sou uma pessoa legal, preparei um
pack com texturas e PSD’s para vocês estarem usando nas tarefas.
Vocês tem até o dia 30/01 as 23:59 para enviá-las para o meu e-mail e por AQUI. Qualquer
dúvida, não exitem em me perguntar.
É isso! Espero que tenham gostado e desculpem qualquer
coisa. Foi um prazer estar ajudando a todos vocês!
Xoxo’
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