2ª Aula: Modos de mesclagem e texturização

em quarta-feira, 29 de junho de 2016 |

Hi, people! Aqui é Angel. Primeiro, queria novamente pedir desculpas pelo mal-entendido que houve com a lista dos alunos.
Qualquer dúvida sobre esse assunto foi respondida nesse link. Como tal, devido às alterações que houve no calendário (alterações que não se repetirão), a planilha das avaliações da primeira tarefa serão divulgadas apenas no dia 1, juntamente com as da segunda tarefa, quando for publicada a terceira tarefa. Este é um caso que não se repetirá; foi uma alteração que foi feita perante as circunstâncias, mas faremos de tudo para que nada semelhante volte a acontecer. Dito isto, vamos à aula de hoje!
Novamente, peço que leiam tudo o que eu escrever com total atenção, não basta apenas ver os tutoriais. Muitas das dúvidas que vocês podem ter provavelmente vão estar respondidas durante no texto, então, sério, leiam tudo direitinho, por favor.

Primeiramente, vamos falar dos modos de mesclagem. Existe um total de 27 modos de mesclagem, sendo que eles se encontram divididos em "famílias":
  1. A família "Escurecer", que contem cinco modos, sendo eles: escurecer, multiplicação, superexposição de cores, superexposição linear e cor mais escura. Os modos de mesclagem desta família, quando usados, mexem nas zonas escuras da imagem e, geralmente, destacando-as.
  2. A família "Clarear", que contém cinco modos, sendo eles: clarear, divisão, subexposição de cores, subexposição linear e a cor mais clara. Os modos de mesclagem desta família, quando usados, focam-se nas zonas claras da imagem e, geralmente, destacam-nas.
  3. A família "Contrastar", que contém sete modos, sendo eles: sobrepor, luz indireta, luz direta, luz brilhante, luz linear, luz do pino e mistura sólida. Os modos de mesclagem desta família, quando usados, geram um contraste entre as imagens mescladas, destacando zonas de luz e zonas escuras por igual.
  4. As famílias "Inverter" e "Cancelar", que contêm dois modos cada, sendo eles, respetivamente, diferença e exclusão, e subtrair e dividir.
  5. A família de "Componente", que contém quatro modos, sendo eles: matiz, saturação, cor, e luminosidade. Os modos desta família mexem e destacam estas quatro componentes mencionadas.
Para entender isso melhor, veja esse vídeo:


No vídeo, eu começo por usar a mesma textura para exemplificar todos os modos, aí comecei testando outras texturas. Como podem ver, o modo "matiz" e o modo "cor" servem para pegar a cor da camada que está sobre o efeito do modo. "Escurecer" elimina zonas de luz e "Clarear" elimina zonas escuras. Estes são alguns exemplos com os modos que eu mais uso.

Agora, texturização. A texturização passa muito pelo uso dos modos de mesclagem, mas também mexe com opacidade e borracha. A textura está diretamente ligada com a colorização, e vice-versa, mas esta aula é dedicada apenas a texturas, que podem, mudar completamente o rumo de sua edição.
Quer ver? Separei três vídeos, fazendo texturizações diferentes na mesma imagem.

A primeira que eu fiz teve esse resultado:


Aqui, usei texturas mais leves, texturas de luz, nuvens, texto, com tons claro. Esta texturização mais leve é ideal para designs românticos ou fofos, dependendo da colorização. Coloquei duas colorizações neste design, para lhes dar um exemplo de como a textura pode ficar quando combinada com a colorização. Vocês podem checar eles aqui e aqui.
De seguida envio o vídeo onde mostra eu fazendo essa texturização:


A segunda texturização que fiz teve esse resultado:


Usei texturas mais fortes, com tons escuros. Exta texturização é ideal para designs mais dramáticos, dark. Coloquei duas colorizações neste design, para lhes dar um exemplo de como a textura pode ficar quando combinada com a colorização. Vocês podem checar eles aqui e aqui.
De seguida envio o vídeo onde mostra eu fazendo essa texturização:

A terceira texturização que fiz teve esse resultado:


Usei texturas mais leves, coloridas. Usei bastantes formas geométricas e brilhos. Esta texturização é ideal para designs mais divertidos ou futuristas. Coloquei duas colorizações neste design, para lhes dar um exemplo de como a textura pode ficar quando combinada com a colorização. Vocês podem checar eles aqui e aqui.
De seguida envio o vídeo onde mostra eu fazendo essa texturização:


Vou agora lhes passar algumas dicas que devem ser tidas em conta na hora de texturizar:
  • Não deixe textura no rosto dos atores, sempre tente apagar, mas não saia apagando com a borracha com a dureza no máximo, deixe a dureza no mínimo, diminua a opacidade e tente mesclar de modo a que não se note que você apagou algo ali;
  • Tente deixar harmonioso, não fica bom se você deixar um canto do documento com toda textura acumulada lá.
Agora, de presentinho para vocês, vou disponibilizar a pasta de texturas que vocês viram nos vídeos, com todas as texturas, organizadas daquele jeito bonitinho que viram. Podem pegar o pack aqui ou aqui.

TAREFA:
  
A tarefa de hoje, para entregar até 16h do horário de brasília de amanhã, 30, (juntamente com a da primeira tarefa, para que não tiver entregue essa já), é a seguinte:
Vocês devem escolher DUAS imagens, posicionar e mesclar elas num documento 600x400 (como foi ensinado na última aula), e texturizar, usando pelo menos quatro texturas.
As imagens e as texturas serão escolhidas por você. É obrigatório enviar as imagens originais e as texturas também. Não usem colorizações. Salvem em .png, mas sem transparência. Hospedem em algum site como imgur, ou flickr, o que preferirem e enviem.
Alguma dúvida, é só falar. As avaliações e o feedback das primeira tarefa e da segunda serão divulgados dia 1, juntamente com a postagem da terceira aula. Boa sorte <33



Beijos,

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