5ª Aula: Gifs

em quarta-feira, 6 de julho de 2016 |

GIFSSSSSS! Isso mesmo, gente, gifs <3 Vocês não fazem ideia de como eu amo os gifs, apesar de eles me deixarem doida na maioria das vezes.
Primeiramente, eu não quero que ninguém pense que não vai conseguir, não vai dar conta, etc. Gif pode ser meio complicadinho, pode dar uns erros malucos, mas, no fim, sempre dá certo, ok?

Agora, começando a aula mesmo, vocês precisam ter certeza de que o Photoshop roda gif. Para isso, baixe um gif qualquer e rode-o na linha do tempo. Linha do tempo???? Vocês podem deixá-la visível assim:

1º Passo: Clique em Janela, no menu do PS

2º Passo: Clique em Linha do Tempo

 3º Passo: A Linha do Tempo aparecerá assim:


Agora que a timeline tá disponível, vamos começar a aula. (No vídeo, eu usei uma base da Drama Queen, do Kat Fanfics, e está disponível por lá). Começaremos com a inserção do gif numa base, criando uma AG, assinatura em gif simples:
[link]


Os vídeos a seguir, mostram efeitos que vocês podem ser feitos em edições com gif, voltados pra parte textual.

O primeiro é um efeito bem bacana, como se o texto tivesse "surgindo" na tela.
Uma ressalva: as alterações atingiram, no máximo, uns 20 quadros do gif, que tinha 32 no total. Ou seja, 12 quadros ficaram inalterados, por isso o texto volta ao normal e não muda mais. Desprezem isso.

[link]

O segundo efeito, acredito eu, seja o mais complicadinho. É onde as letras aparecem uma de cada vez. Para isso, a camada precisa ser rasterizada e duplicada várias vezes. É um pouco chato e complicado de fazer, mas não é difícil.
PS: Lembrem-se sempre de alterar o texto como quiser antes de rasterizar. Camadas rasterizadas não aceitam aplicação de styles.
[link]

Agora, o último efeito que ensinei é o que faz o texto mudar de cor. A lógica e o método usado são os mesmos, mas há dois modos de mudar a cor (não é bem dois modos, mas no vídeo isso fica mais evidente). Mostrei também o resultado de todos os métodos.
[link]

Como não podia faltar, há o modo de salvar, que são dois. Acredito que essa parte já é meio intuitiva, mas fiz um vídeo mesmo assim.
[link]


TAREFA
Vocês deverão escolher um gif e uma base (daquele pack disponibilizado na primeira aula), colocar o gif na base e, depois disso, escolher um dos métodos ensinados na aula de hoje para aplicar ao texto. Ou seja, ou o nome irá surgir (mudando a opacidade), ou irá aparecer letra por letra, ou irá mudar de cor. Escolham o que mais lhe agradar, o que seja mais fácil ou mais difícil (assim tem mais chances de vocês aprenderem ainda mais coisas). Não usem psds ou texturas  ou nada. Coloquem os créditos, que são o seu nome e a sigla CIPD. Tarefas que não sigam essa obs serão tidas como errada.

Beijos, boa sorte e qualquer dúvida falem comigo.

Um comentário:

  1. O texto aplicado não precisa ser o nosso nome. Pode ser o nome da atriz/personagem. Desde que coloquemos nosso nome e crédito em outra parte da imagem. Entendi certo?

    ResponderExcluir