6º Aula: Harmonização

em sexta-feira, 8 de julho de 2016 |
Oi, lindas! Cansaram de mim? Sim? Não? Espero que não, porque ainda volto semana que vem e.e

Repitam comigo: "Juro solenemente não zombar das edições aqui mostradas"

Hoje não tem vídeo nenhum, é só teoria, então leiam com atenção tudo que estiver aqui, ok? Como o título já entrega, a aula é sobre harmonização. Mas, o que é isso? Harmonização é, obviamente, a harmonia entre T-U-D-O que compõe uma edição, seja ela design simples, assinatura, um banner, enfim. Essa harmonia vai desde as fotos até a relação da edição com o resumo da história. Não dá para fazer um DS todo escuro pra uma fanfic divertida né?

Para vocês entenderem melhor, vamos passo a passo da harmonização.

1º PASSO: FOTOS

As fotos simplesmente não podem ser muito diferentes uma da outra. Uma não pode ser mais escura ou mais clara, uma pessoa não pode estar sorrindo e a outra não. Isso causa uma desarmonia e uma incoerência na edição. Ninguém pensa muito em coerência de edição, mas ela existe sim e é muito bem avaliada nas críticas de fanfics.

Aqui, tem dois exemplos de designs simples com desarmonia das fotos (uma com o fundo claro e outra com o fundo escuro):
Observem que as fotos são muito diferentes uma da outra, o que deixa o DS visivelmente estranho. O mais correto a fazer é, claro, escolher fotos com fundos de cores semelhantes ou aplicar um psd que deixe os fundos uniformes. Tem um método muito bom de uniformizar essas coisas que é aplicar degradês. Seja com cor ou preto e branco, sempre deixa tudo mais igual. Aqui um exemplo de DS com degradê  preto e branco e azul e preto:
Mesmo que as fotos tivessem fundos completamente diferentes, esses degradês as deixou iguais. Perceberam a diferença de uma edição e outra? Como isso das fotos, que é só um detalhe, faz muita diferença?

2º PASSO: FONTES
Nas fontes, além de ter o cuidado de saber escolher, é preciso ter a sensibilidade de saber decidir a cor/style. Por exemplo, em um DS dark/escuro/enfim, é meio sem lógica colocar uma fonte branca (há exceções), fica incoerente e sem harmonia, porque o branco em nada combina com o resto da edição. Já a fonte, o cuidado que deve ter é ver se a que você escolheu se adapta bem à palavra. Se for uma cursiva muito fechada, com muitos detalhes, pode ser impossível de ler. 
Aqui, o problema das fontes não foi nem no título "DNA", e sim na frase. A designer escolheu mal e ficou ilegível. É esse cuidado que vocês precisam ter. 
Agora, vejam um DS com todas as fontes beme escolhidas e legíveis.
A frase ficou bem posicionada e num tamanho e fonte bons. Quanto à parte textual desse DS, não há nada a mudar/reclamar.

3º PASSO: PNGS (MOLDURAS)
Usar as molduras sempre é difícil. Por mais que tentemos, as primeiras tentativas sempre são terríveis e os resultados são ainda piores. O motivo: precisa saber escolher qual mais combina com a edição, saber escolher quais fotos vão se encaixar nelas, e como colocá-las de modo que fique harmonioso. Geralmente, as molduras acabam roubando mais espaço/atenção quando usadas, por isso, não se vê mais muitos DS com elas. Aqui um exemplo do uso incorreto:
As molduras não foram muito bem escolhidas e, entre si, não combinaram. Se todas fossem como a de baixo, que parece uma polaroid gasta, a harmonia entre elas teria ficado melhor. Para usar molduras de verdade, como as de cima, o DS precisa ter um ar mais vintage ou de realeza, caso contrário as molduras ficam fora de contexto. Na maioria dos casos, as usadas são essas que imitam uma polaroid. Aqui um exemplo de molduras que, num contexto geral, foram bem usadas:
Entre si, as polaroids combinaram e combinaram, também, com o resto da edição. Fotos inteiras não ficariam boas ali, então a melhor saída foram as molduras.

4º PASSO: CRÉDITOS

Em tese, deveria ser a parte mais simples de toda uma edição. Geralmente, não passam de 5/6 palavras, em tamanho pequeno e cor sólida. Mas, é muito comum ver edições com os créditos absurdamente grandes e chamativos. O completo oposto do que eles deveriam ser.
Aqui, apesar de uma cor sólida (o que é sempre recomendado), os créditos ficaram grandes demais e não ficaram na melhor posição do DS. Essa parte da edição deve estar bem menor e em um lugar discreto, que não chame tanta atenção. Assim:
Os créditos não é a primeira coisa a ser vista, mas têm a sua cota de importância no DS como um todo. 

5º PASSO: CORES
Pode não parecer, mas as cores fazem toda a diferença num DS. Por exemplo, uma história mais romântica e divertida com um DS preto não faz muito sentido. Prefiram sempre as cores que são mais neutras e que, independente do tema da fanfic a qual o DS irá pertencer, possam ser usadas. Vermelho e azul são as mais comuns. Um vermelho ou um azul claro se aplicam a uma edição romântica. As mesmas cores, mas escuras, se aplicam a uma edição dark.
Nesse DS, as cores não foram muito bem escolhidas, de modo geral. As fotos estão num tom roxo/verde que, honestamente, não ficou bom. As cores do título também não combinam, porque o roxo e rosa, na maioria das vezes, são opostas e não complementares.
Já aqui, o título está em cores pertencentes ao DS e não cores "soltas" e sem muito nexo com o resto. 

6º PASSO: STYLES

Os styles jamais devem ser exagerados. Não devem ter um contorno muito grande para textos que não precisam de tanta atenção. As cores dele devem combinar com o resto da edição. Assim como as fontes,  é preciso harmonia e sensibilidade de saber escolher. Um style mal escolhido pode acabar com um DS inteiro, exemplo:
O título ficou fora de sintonia com o resto da edição porque, provavelmente, não foi colocado abaixo dos psds, então tem essa aparência meio crua. Como falei, os styles devem combinar com o resto, principalmente na questão das cores. Nesse caso, o melhor, talvez, seria diminuir o traçado e mudar a sobreposição de cor para um tom de vermelho ou azul (essas modificações são feitas nas opções de mesclagem). Aqui, isso de combinar o style com as cores da edição ficou bem claro:
Perceberam como os styles, no tom de cinza e o outro só contornado, combinaram com o branco e preto? É isso que deve ser avaliado.

7º PASSO: TEXTURAS

As texturas jamais devem cobrir o rosto das pessoas, tipo, nunca mesmo. Cobrir rosto é erro quase imperdoável porque a borracha tá ali justamente pra impedir isso. Diminuam a opacidade da borracha e coloquem a dureza em 0% e apaguem a textura por sobre os rostos. Isso vai deixar a edição com um efeito bacana e sem estragar as fotos. Esse DS não tem bem uma textura, mas observem como ficou por cima do rosto e não ficou muito legal.
Um exemplo do bom uso das texturas é esse aqui:
Elas se sobrepõem às fotos, mas não modo a estragá-las. Com a borracha nas configurações que falei,  resultado de apagar deve ser semelhante a esse.

8º PASSO: PSDS

Os psds jamais devem ser muito fortes, a ponto de desconfigurar a foto e deixar impossível ver os traços (narizes geralmente somem com psds muito fortes). Caso o psd dê um bom efeito, mas seja muito forte, a saída é diminuir a opacidade e/ou preenchimento, até deixar as fotos visíveis. Aqui, são dois exemplos disso, exatamente o que não deve ser feito:
Ficou tudo tão pesado, tão forte, que mal dá para reconhecer as fotos. Se a opacidade tivesse sido diminuída, certamente o resultado seria outro. Percebam como o psd, mesmo em preto e branco como os acima, não desconfigura as fotos. Talvez a opacidade esteja diminuída, ou as camadas que causam esse contraste forte estejam invisíveis (é um ótimo recurso deixar invisível camadas que danifiquem as fotos).



9º PASSO: PNGS (DE PESSOAS!)
 
É sempre complicado lidar com pngs, porque não é toda vez que eles combinam entre si. A atenção nessa parte deve ser ainda maior, para escolher pngs que tenham o mesmo tamanho ou que sejam da mesma parte do corpo (por exemplo, colocar lado a lado um png só do rosto e um do corpo todo deixa visivelmente estranho, além de desproporcional e desigual). É preciso observar o recorte do png, se não tem nenhuma falha e, se tiver, é só apagar com a borracha (diminuir bastante e colocar a dureza em 0). Um exemplo de um png mal colocado, com um recorte um pouco falho, e mal posicionado
A posição do png não favoreceu muito, porque ficou desigual em relação às fotos de trás. Enquanto o png mostra até a cintura, mais ou menos, as fotos focam no rosto. Aqui, um DS com pngs que focam na mesma parte do corpo e, entre si, não deixam qualquer desigualdade.
Percebem que o enfoque no rosto e até parte do peito deixaram as fotos quase do mesmo tamanho e, por isso, tem harmonia entre elas?

10º PASSO: SHAPES (FORMAS)
 
Não adianta colocar quadrados e círculos aleatórios numa edição e esperar que fique bom. As formas precisam, no final, gerar uma edição harmoniosa e não deixar nada estranho ou fazer as pessoas pensarem por que diabos tem um círculo ali? Aqui, os shapes estão só colocados, com fotos dentro, nada mais. Eles não transmitem muita harmonia entre si, criando um DS apenas com algumas linhas e fotos.
mesmo DS de novo sim
Agora, um DS com shapes bem escolhidas e posicionados, que não deixa aquela sensação estranha do motivo de estarem ali. A função base dos shapes é poder deixar as fotos na edição que, de outra maneira, não se encaixariam. Como essas aqui:




BOOOOOOOOOOOOOM! 10 passos depois, eu espero que vocês consigam ver o que há de falhas nas edições.

TAREFA
Na tarefa de hoje, vocês não vão usar photoshop porque, como disse no começo, é só teoria. Vou deixar algumas edições aqui embaixo e vocês devem escolher uma, apenas uma, para dizer o que deveria ser mudado para melhorá-la, com base nos 10 passos da aula de hoje.
 
CAPAS:
 



Vocês já sabem como funciona o envio das tarefas, então tá tudo ok. 


xx,

Essas e outras edições maravilhosas podem ser encontradas nas tags das respectivas designers:
Black x
LadyVic x
Leninha x
Nalla x
Lisbeth x
Miller x
Miss Queen x





Nenhum comentário:

Postar um comentário